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7 Dicas para um Instagram de Sucesso!

O instagram é uma rede social diferente do facebook, por isso pede uma comunicação única e diferenciadora. Repetir conteúdos nas duas plataformas está fora de questão. O instagram é uma rede que vive de imagens de Impacto, com conceito, com o factor UAU associado e, neste ponto, as influencers (bloggers, instagrammers, youtubers, etc) ainda estão na linha da frente, conseguindo transmitir na perfeição a essência desta rede. Pesquise, inspire-se e descubra, antes de mais: – “Qual o conceito que quero dar ao meu instagram, ao instagram da minha marca?”

Primeira Dica: Parece básica, nada de especial, mas ainda continua a ser mal aplicada. É importante escolher locais conceptuais, que de imediato percebemos que dará uma boa foto (como por exemplo, paredes de tijolo ou com uns grafittis, jardins, locais emblemáticos, carismáticos), mas mais importante é não ter ruído na imagem (pessoas de fundo, caixotes do lixo, etc) e boa luz. É importante, não só ter em conta o contexto, mas também o ângulo da fotografia, sem esquecer criar profundidade, conseguindo captar o lado mais artístico daquele ambiente/pessoa, mesmo até num estilo voyeur do momento. Isto é perfeitamente possível com um smartphone, sem grandes problemas.
Para as marcas, a Dica é pensar de antemão que ter apenas um lookbook, em estúdio, fundo branco, não basta. Vai precisar de imagens de campanha para poder potenciar as suas redes e transmitir o conceito da sua coleção/marca.
As pessoas procuram experiência no momento da compra. Compram porque se identificam com o conceito da marca e não mais porque acham a “peça” ou o “produto” “giro”.
O instagram é importante para vender, mas mais importante é para envolver, inspirar o seu seguidor/cliente.

Segunda Dica: Faça o download da aplicação VSCO. O segredo está depois na edição da imagem. Procure o filtro que dará a tonalidade, o “conceito” ao feed do seu instagram. Se é uma marca divertida, casual, aposte em cores vivas. Se é uma marca mais minimalista, os pretos e brancos podem ser uma boa aposta. Enfim, decida qual o “mood” que quer dar ao seu feed. A edição não está só na escolha do filtro, mas também na edição do contraste dos tons e na luminosidade, que pode editar nas funcionalidades da aplicação. Para uma marca, uma equipa de profissionais são fundamentais para trabalhar o conceito e as publicações do seu feed.

Terceira Dica: Manter o mesmo mood durante, pelo menos 9 publicações. Se é uma marca com um mood mais divertido, para um target mais jovem, pode escolher um tom mais vibrante, pelo menos, durante 9 publicações. Não quer dizer que não mude o filtro depois de um tempo, mas mais importante (e que não pode faltar): manter-se fiel ao conceito da sua marca, ao story que quer transmitir aos seus seguidores/clientes. Apesar de o instagram já ter uma seleção de filtros, com a aplicação VSCO terá maiores possibilidades de escolha e onde poderá trabalhar melhor no resultado final da edição. Verdade que para ter acesso a mais opções, terá que ir por uma solução paga da aplicação… mas lembre-se, para atingir bons resultados na comunicação é preciso investir!
A opção de não colocar filtro é apenas válido, caso as fotografias profissionais estejam devidamente editadas. Neste caso, siga o conceito/ o mood já previamente pensado e trabalhado para a sua campanha.

Quarta Dica: Planificar as publicações! Sim, é muito importante ter um planeamento, não só para o instagram, para cada uma das suas redes sociais. Não caia no engano de partilhar exactamente o mesmo conteúdo no facebook e no instagram. São duas comunidades com linguagens diferentes. Coloque-se no lugar do seu cliente/seguidor que segue as duas redes, vai ver conteúdos repetidos?
Faça uma planificação, pense na linguagem visual… o feed deve apresentar-se harmonioso, conceptual, representativo da sua marca, da sua “história”. Não queira só vender, vender… a comunidade do instagram pede imagens que os inspirem, sugestivas, interessantes. Se não planificar o seu conteúdo, vai resultar num amontoado de imagens no feed, sem conceito, sem harmonia, o que não é o que se pretende numa linguagem instagram. Existem aplicações que o ajudam a planificar as publicações, por exemplo o UNUM, entre outras. 

Quinta Dica: Interaja com a sua comunidade. Existem várias estratégias associadas a esta interação, que ajudam muito a comunidade a crescer, mas algo tão simples como gostar, comentar publicações dos seus seguidores e potenciais seguidores, ajuda muito no crescimento do seu instagram. Mostra proximidade e interesse da sua marca nos conteúdos dos seus seguidores, potenciais seguidores. Mas vai dizer, eu não tenho tempo para estar o tempo todo no instagram… pois, é para isso que existem profissionais na área que o fazem e conhecem estratégias para o fazer por si!

Sexta Dica: Publique com regularidade. No instagram, a cada 3 publicações no feed a harmonia entre os posts é fundamental, para manter o conceito do feed. No mínimo 3 vezes por semana, no máximo 1 vez/dia. Mais do que isso, tem os instastories. Lembre-se, conteúdos interessantes, inspiradores, que revelem bem o conceito da sua marca. Não vale a pena publicar, porque sim.

Sétima Dica: Tire partido dos stories! Não, os stories não são apenas para perfis pessoais. Cada vez mais as marcas estão a criar diariamente conteúdos interessantes para os seus stories. Isso obrigada a uma óptima planificação e intensa capacidade de criatividade. Publicar nos stories implica contar uma história, algo que está acontecer no dia: um evento, uma apresentação, algo novo numa loja, enfim, uma campanha nova… mas tem que ter um fio condutor, uma sequência lógica do dia. Para as marcas que não têm esta intensidade de novidades diárias, pode ir criando destaques nos stories, mas de forma equilibrada, sem ser cansativo para o seguidor. Outra dica muito boa, é fazer diretos, sem medo! O instagram está preparado para dar destaque a perfis que usam mais os stories e fazem mais diretos, por isso não menospreze esta funcionalidade do instagram. Em breve, o swipe up estará disponibilizado para todas as contas profissionais de instagram.

Agora, é agarrar nestas dicas e seguir para a prática! Bom trabalho!

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