Digital Feeling | Facebook & Instragram: Qual a frequência ideal nas publicações?
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Facebook & Instragram: Qual a frequência ideal nas publicações?

Esta é uma velha questão que as marcas colocam sempre. Afinal quantas publicações por semana é aconselhável fazer?

Não existe uma regra fechada para esta questão, até porque cada marca deve encontrar a sua forma de interagir com a sua comunidade e, na verdade, o mais importante é encontrar o seu caminho, a sua fórmula ideal.

Facebook
Voltando um pouco ao passado, em 2009, 2010, quando o alcance orgânico tinha outra importância, fazer mais dos que 2 publicações por dia, podia afastar a comunidade e prejudicar o alcance das publicações. Hoje, o facebook dá importância às publicações com maior interação, onde existam comentários, partilhas ou reações, publicações onde a comunidade perde mais tempo e onde reage efectivamente. Esta realidade provoca uma mudança na produção de conteúdos, que passa a valer mais pela qualidade do que pela quantidade.

Quando analisamos as métricas, percebemos que a comunidade dá mais importância a conteúdos que acrescentam valor, a páginas que primam por conteúdos de relevância e de interesse para os seus seguidores e não aquela página que apenas se interessa pelas vendas. As pessoas procuram marcas que saibam relacionar com a sua comunidade, que sejam cada vez mais inspiracionais.

Mais importante a destacar é a qualidade dos conteúdos e a sua consistência: se é 1 vez por dia, ser nessa cadência, se é 3 vezes por semana, que sejam conteúdos muito bons, de real interesse para a comunidade.

Páginas que reagem rápido e que respondem atempadamente à comunidade também tendem a ter um melhor desempenho, assim como as que apostam nos conteúdos em vídeo e até mesmo nos diretos.

A nossa sugestão será sempre apostar em 1 publicação por dia. Incluir o fim de semana poderá ser viável ou não, se tiver conteúdos suficientes para ocupar os dias todos da semana. Se é uma marca B2B ou B2C também deverá ser tido em conta.

Instagram

Os stories do instagram começam a dominar esta rede social e, por isso, exige uma maior capacidade de criar conteúdos interessantes e criativos. Até porque, além dos stories, ainda temos as publicações no feed. Antes de qualquer alinhamento de conteúdos, analise bem a sua concorrência, perceba como funciona a sua comunidade e o nível de impressões das suas publicações. As impressões no facebook também existem, mas não ganham a importância desta métrica no instagram.
Porquê?
Porque a comunidade vê mais do que uma vez aquela imagem no seu feed, tornando-se fundamental a análise deste número. Se tem uma marca que consegue trazer conteúdos novos e interessantes, então podemos estar a falar de 2 publicações por dia: 1 história e 1 publicação no feed. Caso não tenha, estabeleça 1 publicação diária, intercalando entre os stories e o feed do instagram. O feed ganha em relação aos stories, porque permanecem. É o feed que dá “vida” a esta rede social.

Lembre-se, em qualquer uma das redes sociais, a qualidade ganha primazia em relação à quantidade.

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